Muito prezados Leitora(e)s
As “trilhas digitais” são hoje uma realidade. Milhões de internautas buscam informação diária sobre temas de seu interesse. O assunto “Queijo”, sem dúvida, detém um irresistível apelo, mais ainda em Minas Gerais. À uma ligação cultural, um bom costume, ajuntaram-se agora outras forças de adesão, com destaque para a maior qualidade. Assim, cada vez mais pessoas querem conhecê-lo melhor, adquirindo saber em outras componentes, tais como, história, geografia, detalhes da fatura manual, degustação etc. E buscam as informações na internet.
O nosso site, Brasil2049, disponibilizou há já algum tempo o livro “Canastra, Araxá e Salitre: Trilhas do Queijo de Leite Cru” e tem sido bastante visitado.
Muita coisa mudou desde quando o livro foi escrito, em 2012. Na época eram 51 os municípios mineiros das regiões oficializadas com produtoras do queijo artesanal. Em 2022, mais que dobrou o número. Outros 79 municípios estão incluídos, ou oficializados ou já identificados. Trinta mil produtores rurais mineiros elaboram 85 mil toneladas de queijos artesanais por ano (estimativas da Emater-MG). Segundo levantamento recente, pelo menos 100 variedades artesanais de queijo são produzidas no Brasil atualmente. “Nos últimos quatro ou cinco anos, as regiões produtoras de queijos artesanais se apresentaram ao país, com produção de norte a sul, cada um com sua particularidade. Isso tem enriquecido muito o mercado brasileiro.” Importante também, a qualidade avançou e destacada tem sido a premiação internacional do produto. E a procura do produto tem aumentado continuamente.
Correu, assim, uma década de narrativas trazendo muitas novidades. Diante de tantas mudanças, estamos revisando o nosso referido livro, das “Trilhas do Queijo de Leite Cru”, atualizando informações e, graças as facilidades da internet, incluindo diversos adereços para tornar a leitura mais atraente ainda.
A cada sete dias apresentaremos um capítulo atualizado e ampliado. E acrescentaremos pitadas de notícias importantes sobre o assunto e suas correlações para acompanhar o deguste do texto principal. Mais adiante, após o último capítulo, em tempo real, o site continuará a acolher no livro a temática Queijo, tornando-se um documento virtual dinâmico. Em 14 de fevereiro será lançado o Primeiro Capítulo
Ver também : Convite para o Lançamento e Comunicado Número 1
V