Nova York – Vitória de Biden (foto por uma amiga)

Trata-se de leitura interessante. Sendo de autoria renomada e, também, visão de um estrangeiro, pode, assim, somar percepções sobre a realidade (e as tendências) social e política norte-americana. Principalmente na sua segunda parte, o texto abrange outras dimensões tornando-se assim de proveito para ajudar a pensar sobre cenários futuros nas relações internacionais.

Os principais pontos destacados talvez sejam:

  1. Insatisfação mundial em relação à democracia em especial naquelas de língua inglesa. No caso dos EUA, soma ainda a divisão interna como força a pressionar as “grades de proteção” [1];
  2. Alguma crítica às instituições (com algum destaque para a Suprema Corte), conferindo mais importância a união da população, “compartilhando mais patriotismo, amor pelo país, transcendendo as diferenças”;
  3. Alterações sensíveis no campo das relações exteriores, resumidamente: maior aproximação com a Europa Continental (o que representaria reservas em relação à Inglaterra), “Rússia e seus acólitos” poderiam passar a figurar como “hostis” e maior exigência nas relações com a China. (Aqui cabe notar que faz referências aos “isolados” do mundo – África, América Latina e outros)
  4. Prudência do autor quanto à possibilidade de mudança sensível, fundamental, na política interna nos EUA, durante o novo período (2021-2024) com a ascensão dos democratas.

Ver artigo;

https://www.ft.com/content/95ef4589-e96f-46d7-95ee-24433ee58f73

https://www1.folha.uol.com.br/colunas/martinwolf/2020/11/democracia-em-tempo-de-divisao.shtml

https://brasil2049.com/democratas-vencem-eleicoes-nos-estados-unidos-novas-mudancas-em-andamento/

Foto por Rachael Henning on Unsplash 


Nota:

  1. “Grades de proteção” da democracia, termo cunhado por Levitsky e Ziblatt, no livro “Como as democracias morrem”. Neste trabalho os autores elencam as forças que podem estar minando os fundamentos do regime de sufrágio universal e autodeterminação política, em especial nos EUA. Link para o livro na Amazon: (https://www.amazon.com.br/Como-democracias-morrem-Steven-Levitsky/dp/8537818003/ref=sr_1_1?__mk_pt_BR=%C3%85M%C3%85%C5%BD%C3%95%C3%91&dchild=1&keywords=como+as+democracias+morrem&qid=1605440657&sr=8-1)

Posted by Brasil 2049

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *